Yoga: principais benefícios – Acqua Saúde
A Yoga tem adeptos no mundo todo que a praticam com o intuito de desacelerar o lado emocional enquanto trabalham a consciência corporal. Nesse sentido, ocorre a harmonia entre o corpo e a mente, gerando inúmeros benefícios para a saúde.
Por trabalhar principalmente o equilíbrio entre o físico e o mental, a Yoga é considerada não apenas uma atividade física, mas também uma filosofia de vida. Entretanto, se você procura emagrecimento, ela não é a prática mais indicada.
Qual é a origem da Yoga?
Sua origem é milenar e remonta há mais de cinco mil anos na Índia. Embora não seja uma prática religiosa, a Yoga é, acima de tudo, uma filosofia de vida que procura unir o físico, o mental e o espiritual em equilíbrio, trazendo assim bem-estar aos praticantes. Dessa forma, utiliza práticas meditativas e posturais para trazer relaxamento e disciplina durante as aulas.
Aqui no Brasil a Yoga faz parte das Práticas Integrativas e Complementares instituídas pelo Ministério da Saúde em 2017.
É considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Quais são os benefícios da Yoga?
De acordo com a prática regular da Yoga, é possível observar os efeitos benéficos na qualidade de vida, a saber:
Maior consciência corporal e domínio do equilíbrio físico;
Desaceleramento dos pensamentos;
Redução de sintomas de estresse, ansiedade e depressão;
Promove o relaxamento em virtude de técnicas de respiração e meditação;
Diminui as dores nas costas, uma vez que trabalha grupos musculares por movimentos posturais e, assim sendo, fortalece a musculatura
Aumenta a flexibilidade;
Ajuda a regularizar a pressão arterial;
Melhora o condicionamento físico;
Ajuda a dormir melhor devido ao aumento do hormônio melatonina, responsável pela regulação do sono.
Por consequência, a Yoga também leva à redução da ingestão de medicamentos, promovendo uma melhoria geral da saúde tanto em nível físico quando emocional.
Idosos podem fazer Yoga?
O grupo da terceira idade também pode praticar Yoga. Além dos benefícios já anteriormente citados, uma das vantagens é que a Yoga respeita os limites dos praticantes. A atividade ajuda a fortalecer os ossos e a musculatura e, dessa forma, reduz de forma significa os riscos de acidentes por quedas.
Além disso, por utilizar técnicas de meditação e de respiração, a Yoga ajuda também o idoso a se despreocupar e, assim, a diminuir a ansiedade e a controlar a pressão arterial.