Reiki: Indicações e benefícios – Acqua Saúde
O Reiki é uma técnica japonesa que utiliza a imposição das mãos para manipular e transferir energia vital a fim de reequilibrar o corpo. Embora a sua origem em 1921 tenha sido com o monge budista Mikao Usui, o Reiki não tem ligação com qualquer tipo de religião, assim como não apresenta efeitos colaterais.
Seu nome vem do japonês e significa “Energia Vital Universal” e, através da aplicação do Reiki, é possível eliminar doenças e promover a saúde e o bem-estar.
Aqui no Brasil seu início se deu em 1983, na cidade do Rio de Janeiro, e divulgado pelo mestre reikiano americano Stephen Cord Saiki. Atualmente a prática é reconhecida pelo Ministério da Saúde como pertencente à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).
A terapia do Reiki é complementar à medicina tradicional podendo ser aplicada junto a outras terapias. O número de sessões, contudo, é determinado pelo terapeuta reikiano, entretanto, as sessões não substituem de forma alguma os tratamentos médicos.
Quais são os benefícios adquiridos com o Reiki?
O Reiki gera na pessoa sentimentos de esperança, bem-estar, alegria, paz e autoconfiança e dessa forma faz com que seja possível realizar as tarefas diárias com mais facilidade e mais ânimo.
É possível eliminar toxinas por meio de estímulos energéticos vitais através das mãos e, por consequência, seus efeitos são sentidos tanto no bem-estar físico quanto no emocional.
Saúde emocional
Durante a prática do Reiki o paciente consegue sentir um profundo relaxamento, pois ocorre a liberação de serotonina e endorfina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Assim sendo, as tensões causadas por estresse e ansiedade são dispersadas, melhorando sobretudo a qualidade do sono.
Alívio de dores
Com a prática do Reiki é possível reduzir não apenas as dores físicas, mas também a ingestão de medicamentos analgésicos, por exemplo. Isso porque a terapia promove uma desaceleração mental que repercute no corpo físico, liberando dessa forma tensões musculares.
Do mesmo modo gestantes e idosos são beneficiados pela terapia, pois o relaxamento provoca a redução dos níveis de adrenalina e, regulando a pressão arterial e, no caso das gestantes, evitando partos prematuros.